Eu estava, no ínicio da tarde, esperando meu ônibus. Chegou um velhinho, com uns tubinhos no nariz, que eu não sei o nome, mas parecido com aqueles que pessoas internadas com doenças pulmonares utilizam. Ele parou ao meu lado, e tinha a respiração ofegante. Fazia um sol escaldante, e não tinha nem uma sombra.
O ônibus dele veio, ele fez sinal, o ônibus parou e o motorista disse, meio constrangido:
-Não têm lugar para passe, não!
(explicando: na minha cidade a grande maioria dos ônibus só tem uma porta. Antes da roleta há 3 lugares onde viajam as pessoas com direito a gratuidade-que não tenham o cartão que passa na roleta- se ali não tiver lugar, a pessoa tem que esperar o próximo ônibus)
O senhor disse, com voz quase inexistente:
-mas eu preciso entrar.
-não tem lugar, meu senhor, vai ter que esperar o próximo.
Nos 3 lugares haviam duas estudantes e um outro funcionário de empresa de ônibus.Ninguém se mexeu para dar o lugar.
Ele continuava com a respiração díficil e suando muito. Em um ímpeto de raiva, ele entrou no ônibus, enfiou a mão no bolso para pegar dinheiro para a passagem e notou que não tinha dinheiro suficiente. As estudantes começaram a rir!
O que eu podia fazer? Nada!
Mas, aí quem ficou com raiva fui eu...
Comecei a falar que elas eram mal -educadas, idiotas, que não tinham um pingo de respeito pelo ser humano, mas me senti mais babaca ainda por não ter 1 centavo para pagar a passagem dele.
Veio o meu ônibus, eu tive que ir...sem acreditar o que tinha visto: Um idoso doente, sem direito a pegar um ônibus, e sem ao menos contar com a gentileza do ser humano.
Entrei no meu ônibus, sentei, olhei pela janela...
Ele estava na calçada com os olhos cheios de lágrimas.
Virei para o lado e chorei, chorei muito, de soluçar.
Como pode, um ser humano, que deveria estar vivendo sua velhice de uma forma digna,ser enxotado de um coletivo e não contar com alguém para ceder o lugar a ele?
Meu Deus, que motivo elas tinham para debochar do pobre velho? Que mundo é esse onde uma assento de ônibus vale mais que a vida ?(lembrando, ele estava muito mal)
Tive que chorar, precisava.
Me senti tão impotente, tão covarde, idiota
Queria poder fazer algo por ele naquele momento. Queria fazer pelos outros também.
Queria poder dizer a adolescentes e crianças que velhinhos são pessoas que já passaram por tantas coisas, que merecem nosso respeito, nosso cuidado...
Ai, doeu tanto. Está doendo até agora.
domingo, 7 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Ai Biana. Está doendo em mim também, acredite. E queria diminuir tua dor. Sei bem como é experimentar esta sensação de impotência.
Mas é de pessoas como você que o mundo precisa. Talvez as lágrimas dele sejam de gratidão ... por saber que alguém lhe defendeu, lhe olhou, tentou estar cúmplice, sabe? A solidariedade é semente e tu vem plantando as tuas, da forma que te é possível. Alivie-se, querida ... fazendo uma linda oração pra que ele se recupere bem rápido e possa sorrir ... logo, logo. E tu, também.
Um grande beijo nessa pessoa linda que és.
Bel.
Doeu até em mim... Como pode um idoso sofrer uma humilhação como essa? Eles construíram o futuro para nós mas não fazem parte do passado, e sim do presente. Por isso, não é humilhação que os idosos merecem. Eles merecem carinho, respeito, admiração e presentes. mesmo que sejam gestos sinceros como o seu. não se sinta culpada por não ter podido ajudar num momento desse. A sua intenção já vale para talvez mudar (será?) a cabeça de duas criaturas que não sabem direito o que é a vida.
bjs, querida
Fico mal tbm qnd sei que não posso ajudar as epssoas qnd elas necessitam de alguém...mas vc defendeu ele...isso foi mto bonito...ore por essas pessoas, inclusive as meninas, para que um dia elas tomem consciência do que fizeram e possam se arrepender a tempo de ajudar outras pessoas que precisarão delas...ore por ele tbm para que se cure logo e possa descansar e aproveitar sua velhice em paz, longe das enfermidades...não fique triste....Deus recompensará esse idoso pela humilhação pela qual passou...
Bju
Biana que história triste... quanta gente ruim tem nesse mundo que não consegue se compadecer pela miséria dos outros. Não se sinta impotente, vc fez algo sim, teve o sentimento, a vontade de fazer. Impotente foram aqueles que poderiam ter feito algo e não fizeram por pura maldade.
Vamos rezar pra que Deus proteja sempre ele e muitos outros que necessitem.
Bjão.
Ui...dói mesmo e não sei o que é pior...a sensação de impotencia ou sentir a dor por ele...Só me resta mandar boas energias em pensamentos pra ele e desejar que esteja devidamente alimentado e aquecido num confortável lar...pois é o mínimo que ele merece!! bjss
E eu gostaria de lembrar a essas pessoas que um dias eles serão velhos também e sofrerão na pele a dor de ser velho.
Quanta indignação! Que tristeza!
Nossa tb teria chorado muito...
Como dizem, aqui se faz aqui se paga...
ai Bi, fiquei p da vida.
caraca... Sabe meu padrasto tem falado muito disso dos desresprito aos mais velhos...
Dói a indignação e a impotência.
Beijins
Biana,
Muito bom ter vc lá no Ponto, minha querida!
Vim conhecer seu outro cantinho e adorei.. vc me parece uma pessoa politizada e bem sensível.
Realmente os idosos precisam e merecem respeito, consideração. E as crianças devem ser bem educadas pelos pais e terem a consciência de que todos caminhamos para a velhice.
Beijo Karinhoso!
Ká
Biana,
Como sinto essa dor!
Mas a alegria vem de saber que existem pessoas como vc. Assim, sei que, ainda, existe vida. E que viver é um dos bens mais preciosos que alguém pode experimentar num mundo onde tantos nem sabem o que é o bem-querer.
Bjs mil.
Puxa Bi, teria chorado mt tbm, assim como vc fez. e claro, to aqui tbm chorando. doeu em vc, doeu tbm aqui.
puta que pariu, esse povo é foda mesmo. desculpa mil vezes desculpa o palavrao, nem sou disso, mas caraca, bando de cretino, sociedade injusta, falsa, medíocre e doente,essa em que vivemos, doente,pior que o velhinho no ônibus.
é foda mesmo!
Nossa, Biana!
Chorei aqui. Muito triste essa história.
Mas pelo menos você não ficou calada.
Beijos e sucesso!!!
http://www.sabrinamix.com
É vergonhoso, revoltante, humilhante...q DEUS esteja sempre com esse senhor!
Postar um comentário
Olá!